Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




TAG | Clube dos Clássicos Vivos

por Daniela, em 28.11.17

A Cláudia e a Carolina, moderadoras do Clube dos Clássicos Vivos, criaram esta TAG para os membros do clube. Aqui ficam as minhas respostas.

 

1. Há quanto tempo estás no Clube dos Clássicos Vivos?

Estou no grupo do Goodreads desde Outubro de 2015. No entanto, a primeira leitura que fiz em conjunto com o grupo foi apenas em Abril de 2016 com O Monte dos Vendavais. Entretanto a partir de Agosto de 2016 o Clube entrou numa pausa e voltou apenas em 2017. Desde aí, tenho participado em todas as leituras.

 

2. O que mais gostas no Clube e o que menos gostas?

Adoro a interação e a troca de ideias à medida que as leituras acontecem. Gosto muito dos encontros, embora não consiga ir a todos. O que menos gosto, que pode ser apenas falta de jeito da minha parte, é o facto de ser muito difícil encontrar as discussões ou polls que quero. Aparece-me tudo desorganizado, em vez de aparecer certinho por data.

 

3.Tens alguma sugestão para o clube? Qual?

A ideia do passaporte é muito gira. Poderia existir um tópico no grupo para os membros sugerirem futuras leituras. Os segundos lugares irem a votação também é uma oportunidade para ser escolhido um deles.

 

4. De todos os clássicos lidos no Clube qual foi a leitura mais surpreendente e a aquela que mais te desiludiu?

A leitura que mais me surpreendeu foi logo a primeira. O Monte dos Vendavais. Emily Brontë. Adorei esta leitura, adorei as personagens, tudo.

O Monte dos Vendavais.JPG

A leitura que mais me desiludiu foi uma que fiz não li em conjunto com os restantes membros, pois não tinha o livro na altura, mas li mais tarde quando o comprei. Orlando. Virginia Woolf. Estava à espera de gostar bastante. Mas não gostei nada. A escrita da autora não é para mim, chatinha e aborrecida. Não penso pegar em nenhum livro dela em breve.

DSCF3050.JPG

 

5. Houve algum clássico que te fez mudar a percepção de clássico? Qual? 

Sim. Lolita, de Vladimir Nabokov. Também não li em conjunto com o clube, mas pus a leitura em dia assim que arranjei o livro. Não sei se não foi o primeiro clássico que li. Talvez tenha sido. E gostei muito, apesar de esperar aquela leitura chata associada aos clássicos.

Lolita.JPG

 

6. Que clássico recomendariam a alguém para começar a ler clássicos?

Vou recomendar Dom Casmurro, de Machado de Assis. Uma leitura que flui muito rapidamente, uma história que encanta e uma escrita que cativa. Penso ser impossível achá-lo aborrecido.

DSCF4025.JPG

 

7.Qual foi a personagem mais interessante e a personagem mais irritante que conheceste nas leituras do clube?

A personagem mais interessante que conheci com as leituras do clube foi sem dúvida a Holly Golightly. Criada por Truman Capote, em A Boneca de Luxo, é uma personagem tão bem construída e cheia de adjetivos que a caracterizam. A personagem faz o livro e torna-o tão especial.

DSCF3152.JPG

Uma das personagens mais irritantes foi a Daisy Buchanan, em O Grande Gatsby. A personagem mais mesquinha e irritante que Fitgerald criou neste livro. Fútil e superficial. Egoísta. Nociva. Não merece o amor do nosso querido Jay.

O Grande Gatsby.JPG

 

8. Indica dois Clássicos que gostavas de ver no Clube 

Gostava de ver no clube O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Também seria interessante ver O Conde de Monte Cristo, preciso de um incentivo para este calhamaço.

 

9. Indica dois dos teus Clássicos preferidos de sempre. 

Não tenho uma bagagem muito grande de clássicos lidos. Portanto, vou ter de voltar a mencionar livros de que já falei acima. Vou indicar O Monte dos Vendavais e Lolita.

 

10. Onde gostavas que houvesse um encontro? 

Em Leiria, claro. Talvez seja em breve, vamos ver. Se for, espero que corra muito bem e que puxe as meninas de Lisboa aqui mais para o centro! Por outro lado, também seria interessante visitar outros locais espalhados pelo país, ligados de alguma forma à literatura ou a autores que lemos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 01.12.2017 às 21:11

Ando a ler o Grande Gatsby e destes que falas li o Lolita e o Retrato de Dorian Gray, adorei ambos. Vou aceitar a sugestão para o Dom casmurro!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.