Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031







1 ano 12 livros: As compras de 2017

Sexta-feira, 12.01.18

No início do ano propus-me comprar apenas 12 livros. Correu bem. Em baixo, mostro-vos todos os livros que comprei e falo um bocadinho acerca de cada um deles.

 

1. O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós

O primeiro livro do ano para o Clube dos Clássicos Vivos. Li-o logo em Janeiro, podem ler a minha opinião sobre ele aqui. Publicado em 1875, causou grande polémica e protestos por parte da Igreja Católica, fortemente criticada nas suas páginas. A corrupção, os jogos de aparência e a falsa fé são dos temas mais abordados por Eça neste livro. Gostei.

 

2. Paris é uma Festa, de Ernest Hermingway

A segunda compra do ano veio dois meses depois, também para o Clube dos Clássicos Vivos. Opinião aqui. Infelizmente, este livro não me deslumbrou por aí além. Gostei, não amei. Fala de Paris, memórias reais ou fictícias sobre as ruas, os cafés e as pessoas.

 

3. Tudo, tudo... e Nós, de Nicola Yoon

Este livro comprei influenciada por todo o hype que se formou à volta dele. O final vem estragar um pouco uma história que poderia ter sido maravilhosa. No entanto, li-o e gostei, como podem ler aqui. Com ele descobri uma doença da qual nunca tinha ouvido falar, a SCID ou Imunodeficiencia Combinada Grave, em que basicamente o sistema imunológico não desenvolve e uma pessoa pode criar alergias a tudo.

 

4. Breakfast at Tiffany's (A Boneca de Luxo), de Truman Capote

Mais um para o Clube dos Clássicos Vivos. Adorei a personagem Holly Golightly. A história não é muito desenvolvida, todo o livro gira apenas à volta desta personagem que marca quem a conhece. Gostei, embora no final fique aquele sabor a pouco. A minha opinião aqui.

 

5. O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway

Uma compra que fiz na Feira do Livro, em Lisboa. É um dos poucos que ainda não li. No entanto, tenho bastante curiosidade e espero ler em breve.

 

6. Pela Estrada Fora, de Jack Kerouac

Mais uma compra da Feira do Livro de Lisboa e mais um que ainda não li. Já li várias opiniões positivas acerca dele e isso despertou-me o interesse. Também espero que seja uma leitura para desfrutar em breve.

 

7. O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry

Comprado também na Feira do Livro, era uma das minhas falhas literárias. Agora já não é. Li-o e gostei bastante desta história tão fofinha que tanto encanta como ensina. Opinião aqui.

 

8. Para a Minha Irmã, de Jodi Picoult

Um livro que comprei em segunda mão, para o projeto Um ano com a Jodi. É um dos mais falados da autora e decidi que devia comprá-lo. Gostei. No entanto, depois de ter lido vários outros dela, cheguei à conclusão que não é nem de perto o melhor deles. A minha opinião aqui.

 

9. O Vermelho e o Negro, de Stendhal

Mais um livro para o Clube dos Clássicos Vivos. Demorei bastante para conseguir terminá-lo, a trama tem algumas partes bastante aborrecidas que se vão alargando por diversas páginas. O final vale a pena. Opinião aqui.

 

10. Contos Completos, dos Irmãos Grimm

Este livro veio também da Feira do Livro, mas chegou cá a casa algum tempo depois. Já o comecei, no entanto irei demorar algum tempo a terminá-lo. Não sabia que as histórias eram as originais, mas isso foi uma agradável surpresa. Logo que chegou, desfolhei-o até encontrar uma história minha conhecida e li A Gata Borralheira (ou A Cinderela). Descobri que afinal não me era familiar. Opinião dos primeiros cinco contos aqui.

 

11. As Intermitências da Morte, de José Saramago

Um livro que inseri no projeto Ler os Nossos. Saramago não desilude, continuarei a apostar nele. Fala da morte e do que aconteceria se esta deixasse de existir. O tom de crítica seu característico também está sempre presente. O final é fabuloso. Falei mais sobre ele aqui.

 

E pronto. Estas foram as minhas compras ao longo do ano, portei-me muito bem. Comprei onze livros, já li oito e comecei um. Este ano não penso fazer nenhum tipo de desafio deste género. Quero continuar a comprar com consciência e tentar que sejam apenas livros que espero ler em breve.

Goodreads - Facebook - Instagram

Autoria e outros dados (tags, etc)





Leituras do Momento:


Opiniões em Breve: