Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930







TAG | Clube dos Clássicos Vivos

Terça-feira, 28.11.17

A Cláudia e a Carolina, moderadoras do Clube dos Clássicos Vivos, criaram esta TAG para os membros do clube. Aqui ficam as minhas respostas.

 

1. Há quanto tempo estás no Clube dos Clássicos Vivos?

Estou no grupo do Goodreads desde Outubro de 2015. No entanto, a primeira leitura que fiz em conjunto com o grupo foi apenas em Abril de 2016 com O Monte dos Vendavais. Entretanto a partir de Agosto de 2016 o Clube entrou numa pausa e voltou apenas em 2017. Desde aí, tenho participado em todas as leituras.

 

2. O que mais gostas no Clube e o que menos gostas?

Adoro a interação e a troca de ideias à medida que as leituras acontecem. Gosto muito dos encontros, embora não consiga ir a todos. O que menos gosto, que pode ser apenas falta de jeito da minha parte, é o facto de ser muito difícil encontrar as discussões ou polls que quero. Aparece-me tudo desorganizado, em vez de aparecer certinho por data.

 

3.Tens alguma sugestão para o clube? Qual?

A ideia do passaporte é muito gira. Poderia existir um tópico no grupo para os membros sugerirem futuras leituras. Os segundos lugares irem a votação também é uma oportunidade para ser escolhido um deles.

 

4. De todos os clássicos lidos no Clube qual foi a leitura mais surpreendente e a aquela que mais te desiludiu?

A leitura que mais me surpreendeu foi logo a primeira. O Monte dos Vendavais. Emily Brontë. Adorei esta leitura, adorei as personagens, tudo.

O Monte dos Vendavais.JPG

A leitura que mais me desiludiu foi uma que fiz não li em conjunto com os restantes membros, pois não tinha o livro na altura, mas li mais tarde quando o comprei. Orlando. Virginia Woolf. Estava à espera de gostar bastante. Mas não gostei nada. A escrita da autora não é para mim, chatinha e aborrecida. Não penso pegar em nenhum livro dela em breve.

DSCF3050.JPG

 

5. Houve algum clássico que te fez mudar a percepção de clássico? Qual? 

Sim. Lolita, de Vladimir Nabokov. Também não li em conjunto com o clube, mas pus a leitura em dia assim que arranjei o livro. Não sei se não foi o primeiro clássico que li. Talvez tenha sido. E gostei muito, apesar de esperar aquela leitura chata associada aos clássicos.

Lolita.JPG

 

6. Que clássico recomendariam a alguém para começar a ler clássicos?

Vou recomendar Dom Casmurro, de Machado de Assis. Uma leitura que flui muito rapidamente, uma história que encanta e uma escrita que cativa. Penso ser impossível achá-lo aborrecido.

DSCF4025.JPG

 

7.Qual foi a personagem mais interessante e a personagem mais irritante que conheceste nas leituras do clube?

A personagem mais interessante que conheci com as leituras do clube foi sem dúvida a Holly Golightly. Criada por Truman Capote, em A Boneca de Luxo, é uma personagem tão bem construída e cheia de adjetivos que a caracterizam. A personagem faz o livro e torna-o tão especial.

DSCF3152.JPG

Uma das personagens mais irritantes foi a Daisy Buchanan, em O Grande Gatsby. A personagem mais mesquinha e irritante que Fitgerald criou neste livro. Fútil e superficial. Egoísta. Nociva. Não merece o amor do nosso querido Jay.

O Grande Gatsby.JPG

 

8. Indica dois Clássicos que gostavas de ver no Clube 

Gostava de ver no clube O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Também seria interessante ver O Conde de Monte Cristo, preciso de um incentivo para este calhamaço.

 

9. Indica dois dos teus Clássicos preferidos de sempre. 

Não tenho uma bagagem muito grande de clássicos lidos. Portanto, vou ter de voltar a mencionar livros de que já falei acima. Vou indicar O Monte dos Vendavais e Lolita.

 

10. Onde gostavas que houvesse um encontro? 

Em Leiria, claro. Talvez seja em breve, vamos ver. Se for, espero que corra muito bem e que puxe as meninas de Lisboa aqui mais para o centro! Por outro lado, também seria interessante visitar outros locais espalhados pelo país, ligados de alguma forma à literatura ou a autores que lemos.

Goodreads - Facebook - Instagram

Autoria e outros dados (tags, etc)

9 comentários

De A rapariga do autocarro a 01.12.2017 às 21:11

Ando a ler o Grande Gatsby e destes que falas li o Lolita e o Retrato de Dorian Gray, adorei ambos. Vou aceitar a sugestão para o Dom casmurro!

De Daniela a 02.12.2017 às 10:48

O Retrato de Dorian Grey quero ler muito em breve :)
Lê Dom Casmurro sim, é muito bom! Tenho opinião mais completa aqui no blog, se quiseres dar uma espreitadela.
Foi o primeiro e até agora único livro que li do autor

De Bárbara Ferreira a 03.12.2017 às 19:03

Gosto da ideia de podermos sugerir novas leituras! Houve aí um mês em que eu só não tinha lido uma das opções... e não foi essa que ganhou.
Adoro o Monte dos Vendavais, o Lolita, o Dom Casmurro, o Dorian Gray, adoro o do Truman Capote e o Great Gatsby (tudo livros que li andava ainda na faculdade...). Quero comprar o Conde de Monte Cristo, portanto - e assim que eu o faça - se quiseres encorajamo-nos uma à outra :)
Engraçado: tentei ler o Orlando com 17 anos e achei difícil, maçudo, enfadonho, e fiquei sem vontade de pegar noutro livro da autora. Tenho ali o "The Waves" para ler porque um amigo mo deu e disse para tentar (ele odiou o Mrs Dalloway); acho que com 27 anos, é hora de eu tentar novamente o Orlando...

De Daniela a 04.12.2017 às 13:21

Eu quero comprar O Conde de Monte Cristo nas novas edições da Relógio d'água :D

De Bárbara Ferreira a 04.12.2017 às 19:43

Eu hei de comprar em francês algures nas próximas duas semanas :) depois é só dizeres e podemos tentar combinar!

De Daniela a 06.12.2017 às 13:31

Está bem, quando comprares diz :D

De Daniela a 17.12.2017 às 13:27

Ainda compraste antes de mim :)
Eu compro no início de 2018 e depois começamos, está bem? :D

De Bárbara Ferreira a 17.12.2017 às 13:57

Porque voltei ontem para Portugal e queria aproveitar :D por mim até pode ser para Fevereiro, tenho imensoooo para organizar! :)

Comentar post






Leituras do Momento:




Opiniões em Breve: