Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




BEDA #12: Um dia especial

por Daniela, em 12.08.17

Hoje é o meu dia, completo os meus 24 aninhos. Decidi que hoje iria escrever um post mais pessoal, a falar um bocadinho de mim e do meu percurso enquanto leitora. Estou a escrevê-lo mesmo no dia 12, são agora 15:45.

Desde que me lembro, talvez a partir dos 7 anos, nunca liguei muito aos brinquedos. Não tinha muitos também, tinha uma boneca de plástico e a minha mãe ajudou-me a fazer roupas para ela. Tive loiças de brincar. Tive uma boneca que tocava música e dançava. Mas acabava por me fartar. Não tinha Legos, não tinha Tamagotchis, Game Boys ou Aquaplays. Muito menos barbies ou nenucos. Não tinha ninguém para jogar jogos de tabuleiro comigo. Tinha uma amiga e vizinha e durante muito tempo brincávamos juntas. Mas depois ela mudou de cidade e voltei a ficar sozinha.

Foi então assim que comecei a procurar os livros. Ia e vinha da escola todos os dias sozinha. Na altura não existiam as preocupações de hoje em dia e os miúdos eram muito mais autónomos.

Na escola, havia um dia por semana em que iamos à biblioteca e podiamos ler, desenhar, pintar ou ver filmes. Eu comecei logo a virar-me para os livros. Escolhia um e ficava triste quando não o conseguia acabar naquele dia. Na semana seguinte lá ia eu procurar o mesmo livro. Até que descobri que os livros se podiam levar para casa e fiz o meu primeiro cartão da biblioteca.

Li muitos livros da Anita. Li todos os livros do Clube das Chaves. Li muitos livros d'Os Cinco. Curiosamente nunca me interessei pelos livros de Uma Aventura.

Li a maioria dos livros de Harry Potter requisitados na biblioteca à medida que iam aparecendo. Antes disso foram-me oferecendo livros e acabei por ter os três primeiros da coleção. Requisitei na biblioteca o quarto livro duas vezes. Da primeira vez li-o. Da segunda vez comecei a escrevê-lo à mão, porque queria ter a coleção toda em casa. Estava tão certa de que ia ser fácil que escrevi mais de cem páginas. Atualmente tenho pena de não ter guardado essas páginas como recordação. Foram estes os livros que me agarraram. Tenho-os todos, com as capas originais, e li-os vezes sem conta. Em Setembro vou voltar a eles e tenho certezas quase absolutas de que vou chorar. As emoções vão ser muitas.

Fui crescendo e procurando outro tipo de livros. Queria ler livros para os crescidos. Fiz uma lista enorme numa folha de papel com todos os livros que queria ler, e que eram basicamente todos aqueles que eu via à venda. Ia de propósito às livrarias só para apontar os títulos.

Quando me davam dinheiro nos anos ou no Natal, usava-o para comprar livros. E ficava triste por achar que eram tão caros e o meu dinheiro não dar para comprar muitos. E quando recebia logo livros ficava tão feliz. Houve um Natal em que uma prima mais velha recebeu um livro - era o Caim, de José Saramago. Já eu tinha uns 16 anos. Agarrei no livro dela e comecei a lê-lo. Quando me vinha embora ela acabou por mo dar e ainda o tenho. Li-o todo naquele dia e gostei bastante, apesar de não estar acostumada àquela escrita.

Depois fui tirar o meu curso - Engenharia Mecânica no IPL, em Leiria. Entre as praxes, as saídas à noite, os estudos, os trabalhos e as frequências acabei por deixar os livros para trás. Passei meses sem pegar num livro. Depois lembrei-me dos tempos em que lia e voltei. Muito pouco, talvez um livro de dois em dois meses. Quando acabei o curso estive três meses a procurar trabalho e li muito mais, talvez um livro por semana. Criei este blog.

Quando comecei a trabalhar, em 2015, vinguei-me de todos os anos em que não pude comprar tantos livros. Comprava bastantes e ainda mais em segunda mão. Isso pode ver-se nos meus posts de aquisições do ínicio. Comprava compulsivamente.

Agora já é diferente. Escolho melhor os livros, analiso bem cada leitura e pondero cada compra. Cresci como pessoa e como leitora. Leio mais e melhor. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

De Anónimo a 12.08.2017 às 19:09

Imagem de perfil

De Daniela a 13.08.2017 às 12:42

Obrigada :)

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.