Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.








BEDA #11: Livros para ler antes de ver o filme

Sexta-feira, 11.08.17

Hoje trago sete livros e sete filmes. Não vou fazer uma comparação muito elaborada, vou apenas escrever algumas notas. Em todos eles, aconselho primeiro a leitura do livro e só depois a visualização do filme.

 

Para a Minha Irmã

Conta a história de uma menina a quem foi diagnosticada leucemia aos quatro anos. Para a ajudar, os pais decidiram conceber um bebé geneticamente compatível com ela. As cenas mais marcantes são muito mais emocionantes no livro do que no filme. Não digo que o filme seja mau, porque não o é, mas falta qualquer coisa. Senti muito mais as emoções transmitidas pela história através do livro. O final também é diferente, no filme é mais previsível. O final do livro é muito doloroso.

DSCF3669.JPG

 

 

 

Harry Potter

A saga Harry Potter. Os filmes não transmitem toda a magia desta história. Há muitas cenas importantes cortadas e personagens relevantes deixadas para trás. A escrita e a forma de contar as coisas é importante e ler os livros traz a sensação de estar a viver um sonho, que não se obtém apenas através dos filmes.

DSCF3685.JPG

 

 

 

A Rapariga que Roubava livros

Passado na Alemanha da 2ªGuerra Mundial, conta a história da pequena Liesel, uma menina apaixonada pelas letras e que usa isso como uma armadura contra a dor. O filme neste caso é bem fiel ao livro, foram poucas as cenas de que senti falta. A relação da Liesel com o Max poderia ter sido mais explorada, por exemplo. No livro ela lia livros para as pessoas quando estavam abrigados na cave, enquanto que no filme ela conta uma história de cabeça. No entanto, tanto o livro como o filme são muito emocionantes.

DSCF3667.JPG

 

 

 

Ensaio Sobre a Cegueira

Um livro que nos faz refletir sobre o comportamento humano. Ler Saramago não é para todos. Parágrafos enormes, diálogos sem pontuação; só a escrita já é difícil. O texto é sujo e mostra-nos o pior de nós próprios e de cada um. O filme não é assim. É mais limpo, mais claro e as cenas não são tão agressivas.

DSCF3665.JPG

 

 

 

Os Jogos da Fome

A essência da história está bem conseguida, no entanto há alguns pormenores que falham para quem não leu o livro. Eu vi o primeiro e segundo filmes antes de ler os livros e por isso sei que é assim. Quando li os livros adorei e tive pena de não os ter lido primeiro.

DSCF3689.JPG

 

 

 

O Grande Gatsby

Uma história interessante tanto do ponto de vista do livro como do ponto de vista do filme. No filme talvez seja mais alegre. Há certas cenas que falham no filme, comparativamente com o livro, e de que senti falta. No entanto, o filme até está bastante fiel ao livro.

DSCF3671.JPG

 

 

 

A Boneca de Luxo

É diferente. As histórias do livro e do filme vão-se desenrolando de forma diferente. Gostei dos dois, considerando obras diferentes. A Holly é uma personagem única, das melhores que conheci nos últimos tempos. O livro é pequenino e deixa aquele gostinho de quero mais; deixa algumas pontas abertas. O filme tem um final diferente do livro, mais fechado.

DSCF3693.JPG

 

 

Goodreads - Facebook - Instagram

Autoria e outros dados (tags, etc)





Leituras do Momento:






Opiniões em Breve: